Acredito no futuro do Brasil porque também acredito no futuro dos Estados Unidos
Sou inspirado pela coragem de milhões de brasileiros que corajosamente se opuseram a Lula, Mareos e à ditadura. Trago esperança dos Estados Unidos. Vamos restaurar a liberdade e a justiça!
Será que os 'Direitos inalienáveis' morrerão na apatia?
Vivemos em tempos perigosos. Quando considero de perto o que está acontecendo ao redor do mundo, parece que os "direitos inalienáveis" mencionados por Thomas Jefferson na Declaração de Independência, que inspiraram quase três séculos de governança e cultura ocidental, estão em grave risco de desaparecer do corpo político. Jefferson não exagerou ao dizer que esses direitos nos foram concedidos pelo nosso Criador. O design e a ordem de Deus para o universo regem sua natureza física. Sua lei moral governa o homem. E os governos também estão sujeitos a essa lei. Um bom governo obedece à Lei Natural. E os governos ruins a negam e promovem a injustiça.
O que Jefferson não revelou nessa afirmação atemporal sobre liberdade humana é o que aconteceria quando um governo está destruindo os direitos de seus cidadãos, enquanto, ao mesmo tempo, as pessoas, por meio da apatia ou negligência, permitem isso. Isso é algo inédito no Ocidente. E eu não consigo pensar em um exemplo relevante na história humana.
Será que chegamos a esse ponto, a essa apatia? Esse tipo de indiferença realmente se estabeleceu? Estamos prestes a descobrir porque o experimento está sobre nós.
Países parecem sucumbir a ideais totalitários
É angustiante considerar as ameaças crescentes à liberdade que testemunhamos nos últimos anos:
Irlanda: O Parlamento Irlandês (Dáil Éireann) aprovou uma lei de "discurso de ódio" em dezembro, que dá ao governo a autoridade para monitorar e apreender todas as comunicações privadas e públicas de seus cidadãos. Os políticos agora podem decidir o que é discurso político ilegal, já que seu sistema parlamentar não possui separação de poderes. Dessa forma, eles estão, na prática, assegurando sua reeleição e controle autoritário sobre o discurso público.
Protestos pró-Palestina: Após os terríveis ataques a Israel em 7 de outubro de 2023, ocorreram grandes protestos em apoio ao grupo terrorista Hamas em todo o Ocidente e em partes da Ásia também. Muitos dos manifestantes estão bloqueando importantes vias públicas e intimidando judeus em todos os lugares, inclusive em campi universitários.
Pesadelo da imigração: Países da União Europeia estão permitindo uma migração em massa de muçulmanos, causando grande instabilidade. A criminalidade violenta, incluindo estupro, está aumentando. Nos Estados Unidos, estima-se que 11 milhões de pessoas tenham cruzado a fronteira ilegalmente. Sempre recebemos imigrantes em busca de uma vida melhor aqui nos Estados Unidos, comprometidos em defender nossa Constituição e nossos ideais. Aqueles que vieram ilegalmente não estão fazendo isso, e isso está colocando grande estresse em nossas instituições.
Estados Unidos: Aqui nos EUA, testemunhamos quase oito anos de nosso governo federal tentando derrubar Donald Trump. O governo também tem trabalhado com empresas de mídia social e plataformas da internet para suprimir a liberdade de expressão, como aprendemos nos Arquivos do Twitter divulgados por Elon Musk.
Brasil: Seu país de origem tem um juiz corrupto que derrubou com sucesso o Presidente Jair Bolsonaro por meio de atos ilegais. O Chefe de Justiça Moraes permitiu que Lula fosse incluído na cédula quando não se qualificava. E ele reforçou, colocando pessoas inocentes na prisão por simplesmente protestarem contra uma eleição que viam como problemática. Todos suspeitamos de um esforço sério e provavelmente bem-sucedido para roubar a eleição do ano passado. Moraes não buscou justiça nesse sentido. Ele pode ter sido o problema. E agora Bolsonaro precisa permanecer no exílio para escapar das consequências da injustiça.
Relato esses fatos a você para nos lembrarmos de que as ameaças à liberdade são reais, e temos uma luta muito difícil pela frente para restaurar a liberdade.
Há motivos para se encorajar
Também temos grandes esperanças. Veja o que acabou de acontecer na Argentina. Javier Milei venceu a Presidência lá prometendo fazer cortes severos no poder do governo. E ele está começando a cumprir. Nayib Bukele em El Salvador está reduzindo significativamente o crime e restaurou a liberdade econômica para os salvadorenhos. E há muitas mais histórias como essa para contar. Há esperança para o futuro. E você no Brasil e eu aqui nos Estados Unidos podemos fazer nossa parte para torná-lo realidade para nós também.
Sou apaixonado por reafirmar a liberdade em meu país, os Estados Unidos. Porque permanecemos nos últimos 247 anos como a nação mais livre e forte do mundo, fomos um farol de esperança para muitos. Tenho trabalhado através do nosso sistema político nos últimos 30 anos para garantir e expandir essa liberdade.
Nos últimos dois anos, tive o prazer de me tornar amigo de alguém do Brasil que tem travado as mesmas batalhas na mídia para apoiar a liberdade, Allan dos Santos. Allan me encorajou a compartilhar minhas percepções sobre esses problemas com você. Ele me instigou a deixar você saber o quanto meu coração está com você. Oro por você regularmente. E estou dedicado a fornecer o máximo de ajuda possível para dar a você insights e encorajamento em sua luta.
Para onde quer que vamos juntos a partir daqui, quero que saiba que meu coração e desejo são pela sua liberdade, assim como pela minha. Vamos fazer uma jornada juntos e encontrar um caminho de volta para o governo livre agora e no futuro. O estadista irlandês do século XVIII, John Philpot Curran, expressou isso da melhor forma:
“A condição sobre a qual Deus concedeu liberdade ao homem é vigilância eterna; se ele quebrar essa condição, a servidão é imediatamente a consequência de seu crime e o castigo de sua culpa.”
Espero que você interaja comigo aqui. Faça perguntas. Compartilhe histórias. E compartilhe essas postagens em português com seus amigos e peça a eles que se juntem a nós nesta grande tarefa de renovar e restaurar os direitos dados a nós pelo nosso Criador. É nossa tarefa. É nosso dever.
Com muito amor pela minha amada nação, os Estados Unidos, e também com grande respeito e amor pelo maravilhoso povo do Brasil, desejo a você grande sucesso. E oro ao nosso Deus nos céus para que possamos ter sucesso enquanto trabalhamos para restaurar a liberdade para todos.
Parabéns Jim! I’m so glad that I helped even though it was just a small portion. You really care about Brazil and we appreciate you.
Caro Jim, prazer em conhecê-lo via seu post! Pois é, tanto a ser dito! E que bom poder contar com a visão de mais um brasileiro que, à distância, torce, como eu, pelo nosso amado país! Eu tb vivo fora nos EUA, mas sinto que já não somos tão livres como no passado, ao ponto de sermos “obrigados” a nos reunirmos aqui, no Substack, para fazer valer sem censura a nossas vozes e ideias. Embora seja um país maravilhoso a América não é mais a mesma, e sofre com questões tão dramáticas como o possível roubo nas eleições passadas e consequente invasão nas fronteiras. Mas deixando os detalhes de lado, eu também sigo acreditando tanto no Brasil como na América! 🤗🙏